Rebeldes sírios assumem controle de posto fronteiriço com Iraque

Beirute, 4 Mar 2016 (AFP) - Um grupo rebelde sírio assumiu, nesta sexta-feira, o posto de controle fronteiriço de Al-Tanaf, que liga com o Iraque, que estava em poder do Estado Islâmico - informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Os combatentes islâmicos entraram na Síria pela Jordânia, onde foram treinados, e se dirigiram para o cruzamento de Al-Tanaf, controlado no lado iraquiano pelo grupo Estado Islâmico (EI).

Este ponto de passagem foi tomado do Exército sírio em maio de 2015 pelo EI. Neste momento, Damasco perdeu a última posição fronteiriça na fronteira iraquiana que lhe restava.

O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, explicou que os bombardeios da coalizão liderada pelos Estados Unidos enfraqueceram o EI.

Mais de 270.000 pessoas morreram na Síria desde o início do conflito, em 2011, e milhões foram deslocados pela violência.

Uma trégua parcial proporcionou um alívio para a população, mas este cessar-fogo não inclui os grupos EI e Frente Al Nosra (braço sírio da Al-Qaeda).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos