Erdogan propõe construção de cidade para refugiados no norte da Síria

Istambul, 5 Mar 2016 (AFP) - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, propõe construir uma nova cidade no norte da Síria para abrigar parte dos milhões de refugiados que precisaram fugir de suas casas devido à guerra, segundo informações da imprensa deste sábado.

Em um discurso na noite de sexta-feira, Erdogan disse que a cidade se situaria perto da fronteira turca, e afirmou que havia falado sobre esta ideia com seu colega americano, Barack Obama.

"Falamos disso com o senhor Obama, e inclusive estabelecemos as coordenadas, mas ainda não chegamos a um resultado", explicou Erdogan, citado pela agência Anatolia. O dirigente não forneceu nenhum prazo para a construção desta cidade.

Segundo ele, esta cidade teria uma área de 4.500 km2, um tamanho similar ao das grandes aglomerações dos Estados Unidos, e as infraestruturas seriam erguidas com ajuda internacional. Nela os refugiados sírios poderiam ser realocados, declarou.

A Turquia propõe há tempos aos seus aliados ocidentais a criação de uma "zona segura" no norte da Síria para os refugiados. No entanto, esta é a primeira vez em que Erdogan propõe construir uma cidade.

A Turquia abriga atualmente 2,7 milhões de refugiados sírios, e não para de protestar pela falta de apoio internacional aos seus esforços de acolhida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos