Morre o escritor americano Pat Conroy

Washington, 5 Mar 2016 (AFP) - O escritor americano Pat Conroy, autor de "O Príncipe das Marés", morreu na sexta-feira aos 70 anos em sua casa na Carolina do Sul, Estados Unidos, anunciou o jornal local Beaufort Gazette.

Conroy, cuja obra era inspirada em grande parte em sua infância difícil no sul dos Estados Unidos, havia anunciado em fevereiro que sofria de câncer de pâncreas.

Em seu romance "The Great Santini" (1976), compartilhou a história de sua própria família, marcada pela figura de seu pai, um ex-piloto militar autoritário e violento. Em 2013 relatou a reconciliação com seu pai em "The Death of Santini".

Vários de seus livros foram adaptados ao cinema, como "O Príncipe das Marés" (1986), que conta a história de um homem apaixonado pela psiquiatra de sua irmã suicida. O filme, protagonizado por Nick Nolte e Barbra Streisand, recebeu sete indicações ao Oscar.

"Completei 70 anos em outubro e percebi que passei toda a minha vida de escritor tentando saber quem sou e acredito que não me aproximei da resposta", escreveu Pat Conroy em 15 de fevereiro em sua página no Facebook ao anunciar sua doença.

Seus livros frequentemente apareciam na lista dos mais vendidos do New York Times.

ch/ach/alc/pt/meb/avl/ma

THE NEW YORK TIMES COMPANY

Facebook

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos