Bruxelas vai propor centralizar pedidos de asilo na Europa

Em Londres (Inglaterra)

  • Aris Messinis/AFP

    17.fev.2016 - Integrante de equipe de resgate acena para bote inflável lotado de imigrantes no norte da ilha de Lesbos, na Grécia

    17.fev.2016 - Integrante de equipe de resgate acena para bote inflável lotado de imigrantes no norte da ilha de Lesbos, na Grécia

Bruxelas proporá a centralização dos pedidos de asilo de toda a União Europeia (UE), que enfrenta sua pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial, afirmou no domingo o "Financial Times".

A Comissão Europeia apresentará esta proposta no âmbito de uma revisão radical de sua política com os refugiados, que será detalhada no dia 17 de março em uma cúpula dos dirigentes da UE, indica o jornal, que cita um esboço do projeto de reforma.

"Segundo o projeto de reforma consultado pelo 'Financial Times', o registro de todos os pedidos de asilo pode ser transferido ao escritório europeu de apoio em matéria de asilo", uma agência da União Europeia, escreve o jornal britânico.

Atualmente, os solicitantes de asilo devem fazê-lo no primeiro país da UE em que pisarem.

Este informe foi divulgado na véspera de uma cúpula europeia em Bruxelas para examinar a crise migratória derivada dos pedidos feitos por 1,2 milhão de pessoas que chegaram em 2015 fugindo da guerra na Síria e da crise no Oriente Médio, Ásia e África.

As tentativas anteriores de dividir os refugiados entre os Estados membros da UE fracassaram ante a negativa de determinados países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos