Argentina: deputados debaterão na semana que vem pagamento a 'abutres'

Buenos Aires, 8 Mar 2016 (AFP) - O bloco de deputados da situação combinou com aliados nesta terça-feira debater na semana que vem uma lei que permite a Argentina pagar a dívida a fundos especulativos (abutres) em Nova York, informaram fontes parlamentares.

"Haverá oportunidade de realizar modificações na iniciativa e por isso emitir um parecer para o tratamento da norma", anunciou em coletiva de imprensa o deputado Darío Giustozzi, de um setor opositor porém amigável ao partido do presidente Mauricio Macri.

Se o governo conseguir o quórum e a aprovação Câmara dos Deputados, seguirá para outra disputa no Senado, dominado pela oposição kirchnerista (peronistas de centro-esquerda) e por peronistas independentes.

"Há dúvidas razoáveis (nos aliados) que estamos dispostos a considerar", disse o deputado macrista Luciano Laspina. Para conseguir o parecer que habilita o debate, a situação aceitou limitar o endividamento, conforme pediram os aliados.

O deputado kirchnerista e ex-ministro da Economia Axel Kicillof disse que seu bloco se opõe porque "é preciso fechar o acordo mas em condições justas, equitativas". "Não se pode pagar a alguns credores os 100% que eles pedem", declarou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos