UE prevê para abril troca de ofertas para TLC

Buenos Aires, 9 Mar 2016 (AFP) - A alta representante da UE para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, declarou nesta quarta-feira em Buenos Aires que é "ambicioso porém realista" esperar para abril uma troca de ofertas entre a União Europeia e o Mercosul para um tratado de livre-comércio (TLC) entre os dois blocos.

"Estamos trabalhando muito duramente na União Europeia, e sei que o Mercosul está fazendo o mesmo, para ter um intercâmbio de ofertas que seja positivas para ambos", disse Mogherini, em coletiva de imprensa conjunta com a chanceler argentina, Susana Malcorra.

Ela acrescentou que "é ambicioso mas realista esperar que esse trabalho possa produzir alguns resultados durante o mês de abril".

As negociações para um TLC entre os dois blocos foram retomadas em 2010 após uma suspensão de seis anos.

Durante sua visita à Argentina, a alta representante reuniu-se com o presidente Mauricio Macri e o convidou para visitar Bruxelas, sede da UE. A viagem ainda não tem data marcada.

"Haverá um diálogo macroeconômico e financeiro aqui (Buenos Aires) em maio, entre nosso país e a UE, e teremos entre setembro e outubro uma reunião da comissão mista argentino europeia para avançar nessas questões", ampliou Malcorra.

Mogherini expressou sua "confiança no processo que iniciado na Argentina, em termos de reformas internas e econômicas, e em termos de reconexão com a região e com o mundo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos