Líder norte-coreano Kim Jong-Un ordena novos testes nucleares

Seul, 10 Mar 2016 (AFP) - O máximo líder norte-coreano, Kim Jong-Un, ordenou a realização de novas provas nucleares para testar ogivas reduzidas desenvolvidas pelos cientistas desse país destinadas a mísseis balísticos - informou a agência oficial de notícias KCNA, nesta sexta-feira.

Ao assistir ao disparo de um míssil balístico na quinta-feira, Kim Jong-Un destacou a importância de se efetuar "mais provas nucleares para avaliar a potência destrutiva das ogivas nucleares (de tamanho reduzido) fabricadas recentemente" pela Coreia do Norte, segundo a KCNA.

Esses anúncios foram feitos em um contexto de crescente tensão, depois do início na segunda-feira de manobras militares conjuntas de Coreia do Sul e Estados Unidos e da ameaça norte-coreana de lançar ataques preventivos.

Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU impôs uma nova série de sanções contra Pyongyang, em consequência do teste nuclear de janeiro e do teste com mísseis balísticos.

Os especialistas se dividem sobre se Pyongyang foi realmente capaz de miniaturizar suas armas nucleares para conseguir colocá-las nas ogivas de seus mísseis. Vários oficiais americanos de alta patente acreditam que isso é possível.

As maiores dúvidas recaem sobre a principal capacidade do regime norte-coreano para poder dirigir mísseis balísticos no reingresso na atmosfera, algo indispensável caso queira lançar um ataque contra território continental americano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos