Obama anuncia que irá ao Canadá e falará ante o Parlamento

Washington, 10 Mar 2016 (AFP) - O presidente Barack Obama anunciou nesta quinta-feira que visitará o Canadá este ano e que falará ante o Parlamento em Ottawa.

"É uma honra", afirmou o chefe de Estado americao ao receber o convite do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.

"Desejo falar ao povo canadense sobre o futuro extraordinário que podemos construir juntos", acrescentou.

Obama recebeu nesta quinta com grande pompa na Casa Branca o novo primeiro-ministro do Canadá, que iniciou uma visita de Estado aos Estados Unidos para renovar o vínculo entre os dois países.

Obama recebeu Trudeau no jardim sul da sede presidencial americana, antes de se reunirem no Salão Oval.

Obama, de 54 anos, afirmou que compartilha com Trudeau, dez anos mais novo, objetivos similares e a busca de uma sociedade menos desigual.

Também ressaltou que ambos lutam contra as mudanças climáticas. A Casa Branca anunciou mais cedo que os dois países se comprometeram a reduzir suas emissões de gás metano entre 40% e 45% até 2025 em comparação com seus parâmetros de 2012.

Durante o longo mandato do ex-primeiro-ministro conservador canadense Stephen Harper, o tema do meio ambiente era um ponto de atrito entre os dois países.

Harper defendeu com afinco a construção de um novo gasoduto transfronteiriço para levar petróleo canadense através dos Estados Unidos, um plano que Obama finalmente vetou.

"Estou orgulhoso de ser o primeiro presidente americano que se encontra com um primeiro-ministro canadense e ambos são capazes de dizer que o cuidado da saúde não é um privilégio para poucos, mas um direito para todos em nossas duas nações", disse Obama, que promoveu uma ampla reforma da saúde.

O presidente americano também brincou sobre qual dos dois países tem a melhor cerveja e a melhor seleção de hóquei no gelo.

"Não há nenhuma relação no mundo inteiro como a relação entre Canadá e Estados Unidos", disse o governante canadense.

Obama e Trudeau mantiveram seu primeiro encontro enquanto líderes de seus respectivos países durante uma cúpula de cooperação econômica Ásia-Pacífico realizada em Manila em novembro, um mês após a vitória do canadense nas eleições.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos