Procuradora-geral da Califórnia quer ser primeira indiana no Senado

Los Angeles, 14 Mar 2016 (AFP) - A procuradora-geral da Califórnia, Kamala Harris, tentará se tornar este ano a primeira senadora de origem indiana do país, uma iniciativa aplaudida nesta segunda-feira por uma das principais associações de indiano-americanos.

Harris pretende conquistar nas eleições de 8 de novembro o assento da democrata Barbara Boxer, que se aposentará após ocupar o cargo desde 1993.

Se conseguir, será a primeira pessoa de origem indiana a ocupar um assento na Câmara alta americana, segundo o Comitê de Ação Política dos Estados Unidos-Índia (USINPAC, na sigla em inglês), que representa mais de 3 milhões de indiano-americanos.

Harris iniciou oficialmente sua campanha em 24 de fevereiro, ao apresentar toda a documentação em uma seção eleitoral do condado de Los Angeles.

Sua estratégia para chegar ao Senado inclui "lutar pelos direitos dos nossos irmãos e irmãs da comunidade LGBT, conseguir uma reforma migratória e proteger os direitos que uma mulher tem sobre seu próprio corpo", de acordo com a democrata, citada em um comunicado do USINPAC.

Harris, de 51 anos, é a procuradora-geral da Califórnia (oeste) desde 2011. Ela começou sua carreira política em 1990 como procuradora-adjunta do condado californiano de Alameda e, a partir de 1998, ocupou diversos cargos públicos em San Francisco.

A mãe dela é a oncologista Shyamala Gopalan Harris, que emigrou de Chennai (sudeste da Índia) para os Estados Unidos na década de 1960, e seu pai é o professor de Economia da Universidade de Standford, Donald Harris.

Os americanos elegerão em 8 de novembro seu novo presidente, uma dezena de governadores e renovarão toda a Câmara de Representantes e parte do Senado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos