Assassino norueguês faz saudação nazista em julgamento sobre condições de detenção

Prisión de Skien, Norvège, 15 Mar 2016 (AFP) - O norueguês Anders Behring Breivik, militante de ultradireita que assassinou 77 pessoas na Noruega em 2011, fez a saudação nazista nesta terça-feira ao entrar no tribunal que julga uma demanda que apresentou contra o Estado por suas condições de detenção.

Breivik, com a cabeça totalmente raspada, vestido com um terno preto, entrou na quadra de esportes da prisão de Skien (sul), transformada em sala de audiências e, olhando para o local onde a imprensa estava, fez a saudação nazista.

Em 27 de outubro de 2014, em uma carta enviada à AFP, Breivik, de 37 anos, anunciou que aderia ao "nacional-socialismo".

Muitos temiam que Breivik convertesse este processo em um palco para divulgar sua ideologia.

"É algo incrivelmente provocativo", reagiu ante a imprensa Berit Reiss-Anderssem, que foi advogada das partes civis no julgamento contra Breivik em 2012.

Em 22 de julho de 2011, Breivik matou 77 pessoas, oito delas detonando uma bomba perto da sede do governo em Oslo e 69, em sua maioria adolescentes, a tiros em um acampamento da juventude socialista na ilha de Utoya.

Em 2012, Breivik foi condenado a 21 anos de prisão, pena que pode ser prolongada se a justiça considerar que continua sendo um homem perigoso.

A justiça norueguesa deve se pronunciar sobre uma demanda de Breivik contra o Estado norueguês, acusado de violar duas disposições da Convenção Europeia de Direitos Humanos, que proíbe o tratamento desumano ou degradante e que garante o "direito ao respeito da vida privada" e "à correspondência".

Saudação nazista "personalizada"A saudação nazista que fez nesta terça-feira é uma variante da mais "personalizada" que apresentou várias vezes durante seu processo em 2012. Na época consistia em levar o punho direito ao coração, antes de esticar o braço.

Uma vez sentado entre seus advogados, e sob forte vigilância, Breivik observou o público presente, composto em sua maioria por jornalistas reunidos na grande quadra de esportes, onde é possível ver duas cestas de basquete, um muro de escalada e barras para fazer exercícios.

Em sua alegação preliminar nesta terça-feira, seu advogado, Øystein Storrvik, destacou que este processo sobre suas condições de detenção é muito importante, já que Breivik provavelmente "vai passar toda a sua vida na prisão".

"Este caso se refere simplesmente as suas condições de detenção para o resto de sua vida", disse o advogado.

Em várias ocasiões, Breivik classificou seu regime carcerário de tortura. O assassino norueguês sofre de "evidentes sequelas" causadas pelo isolamento ,segundo seu advogado.

"Uma de suas principais atividades era estudar, mas agora não faz mais isso, o que para mim é um sinal de que o isolamento é prejudicial para sua saúde psicológica", explicou Storrvik à AFP antes do processo.

As visitas que recebe, raríssimas, são quase unicamente de profissionais, e ocorrem atrás de uma parede de vidro. Sua correspondência é controlada pelas autoridades, que consideram esta precaução necessária para impedir que o preso forme uma rede extremista.

O gabinete do procurador, que defende o Estado, considera que as condições de detenção estão "amplamente em conformidade com o que é permitido" pela Convenção Europeia de Direitos Humanos.

"Breivik é um homem extremamente perigoso", afirmou o jurista Marius Emberland do gabinete do procurador.

Breivik dispõe de três celas, uma onde vive, outra para estudar e uma terceira para realizar exercícios físicos, com uma televisão, um computador - sem internet - e um videogame.

Também pode cozinhar e lavar sua roupa, atividades propostas visando a uma hipotética reinserção na sociedade norueguesa.

Após uma primeira sessão nesta terça-feira dedicada à exposição de argumentos de ambas as partes, Breivik pode depor na sessão de quarta-feira.

phy/gab/jh.zm-me/avl/eg/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos