Ao menos 16 mortos em explosão de ônibus em Peshawar

Peshawar, Paquistão, 16 Mar 2016 (AFP) - Ao menos 16 pessoas morreram nesta quarta-feira na explosão de uma bomba colocada em um ônibus que transportava trabalhadores em Peshawar, grande cidade do noroeste do Paquistão, indicaram as autoridades.

A explosão, provocada, segundo as autoridades, por um artefato explosivo improvisado de 4 kg conectado ao ônibus, foi registrada no bairro de Saddar, quando o veículo estava pegando os funcionários para levá-los aos seus locais de trabalho.

"Ao menos 16 pessoas morreram e mais de 24 sofreram ferimentos na explosão de um ônibus de funcionários governamentais", indicou à AFP um funcionário policial de alto escalão, Mohammad Kashif.

Fontes policiais e de saúde confirmaram o balanço.

A televisão divulgou imagens caóticas de feridos ensanguentados sendo evacuados, sapatos e restos espalhados pela calçada. O ônibus levava funcionários de Mardan a Peshawar.

Até o momento, o atentado não foi reivindicado.

"O motorista nos disse para nos prepararmos para o ponto de Sunehri Masjid, mas naquele momento ocorreu uma enorme explosão e senti o ônibus saltar. Só vi chamas e fumaça na parte traseira do veículo", comentou Faqir Gul, de 32 anos, no hospital no qual foi internado por um ferimento na cabeça.

Os atentados são frequentes na província de Jyber Pajtunjua, onde se situa Peshawar, assim como na região do Baluchistão (sudoeste), fronteiriça com o Paquistão.

Em 2014, as autoridades lançaram uma ofensiva militar nas zonas tribais do Paquistão, reduto dos islamitas, que custou a vida de milhares de combatentes, segundo o exército.

Muitos outros combatentes islamitas se refugiaram no Afeganistão, fazendo a situação de segurança no Paquistão melhorar consideravelmente.

Desde o lançamento da campanha, o número de vítimas de ataques extremistas caiu em 2015 ao seu nível mais baixo desde 2007, quando a insurreição talibã começou no Paquistão.

bur-ahe/gde/jmr-avl/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos