Obama pronunciará histórico discurso ao povo cubano em Havana

Washington, 16 Mar 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pronunciará na próxima terça-feira, em Havana, um histórico discurso dirigido ao povo cubano, no qual se propõe a expor sua visão sobre o futuro da relação bilateral, informou a Casa Branca.

O discurso de Obama "será um momento muito importante" de sua visita a Cuba, disse em entrevista coletiva Ben Rhodes, assessor do presidente americano e um dos negociadores iniciais da reaproximação entre os dois países.

Obama fará o discurso no tradicional teatro Alicia Alonso de Havana, disse Rhodes, acrescentando que até o momento as autoridades cubanas não expressaram qualquer objeção sobre sua transmissão "ao vivo" por rádio e TV na Ilha.

No discurso, Obama se propõe a "descrever o atual curso das relações, passar em revista a complicada história comum e também olhar adiante", disse Rhodes.

"Queremos chegar a todos os cubanos, os da Ilha e também aos integrantes da comunidade cubano-americana".

O presidente americano quer fazer um balanço "da muito complicada história entre os dois países, mas também mostrar como observamos o futuro desta relação".

Obama - acompanhado da família - chegará a Cuba na tarde de domingo e em seguida realizará um passeio por Havana Velha, acompanhado pelo cardeal católico Jaime Ortega, arcebispo de Havana.

A visita oficial começará na segunda-feira, com um encontro bilateral entre Obama e o presidente cubano, Raúl Castro. Durante a tarde, o líder americano participará de uma série de debates sobre iniciativa privada, com microempresários cubanos e americanos.

Na noite de segunda-feira, Obama e Castro - acompanhados de seus familiares e delegações - participarão de um jantar no Palácio da Revolução.

Obama se reunirá na terça-feira com representantes da sociedade civil cubana e no final do dia assistirá a uma partida de beisebol entre a seleção cubana e o time do Tampa Bay Rays.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos