UE fecha posição comum para negociar com Turquia acordo sobre refugiados

Bruxelas, 18 Mar 2016 (AFP) - Os 28 líderes da União Europeia (UE) alcançaram na noite de quinta-feira, em uma cúpula em Bruxelas, uma "posição comum" para negociar um acordo com a Turquia, cujo objetivo é frear a chegada de imigrantes à Europa - informou o premiê de Luxemburgo, Xavier Bettel.

"Acordo sobre uma posição da UE, o presidente do Conselho [Donald Tusk] o apresentará ao primeiro-ministro turco [Ahmed Davutoglu]" na sexta-feira antes da retomada da cúpula de chefes de Estado e de governo da UE, tuitou Bettel.

Um funcionário europeu de alto escalão ressaltou que os líderes da UE chegaram a uma "posição comum", mas que não conseguiram um acordo sobre o texto comum que devem firmar com a Turquia.

"Os 28 leram o texto. Tusk tomou nota das linhas vermelhas de uns e de outros e se reunirá nesta sexta de manhã com o premiê turco, Ahmet Davutoglu, para negociar", acrescentou.

"Não podemos dizer que há um acordo sobre o texto", insistiu.

Na semana passada, UE e Turquia chegaram a um princípio de acordo sobre um polêmico plano para reenviar para a Turquia os imigrantes ilegais oriundos da Grécia, o qual prevê contrapartidas. Entre elas, está a de que se aceleram as negociações de adesão de Ancara ao bloco.

Reunidos em cúpula nesta quinta, em Bruxelas, vários presidentes manifestaram suas dúvidas sobre o acordo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos