Príncipe Harry espera 'atrair holofotes' com visita ao Nepal devastado por terremoto

Katmandu, 19 Mar 2016 (AFP) - O príncipe do Reino Unido Harry chegou ao Nepal, neste sábado, para uma visita de cinco dias e declarou que ele espera "atrair os holofotes" para a resiliência do povo do Nepal que se recupera do devastador terremoto do ano passado.

"Eu presto homenagem àqueles que morreram e espero fazer o que eu puder para atrair as atenções para a resiliência do povo nepalês", declarou o príncipe Harry em seu discurso durante uma recepção do governo do Nepal para recebê-lo na tarde deste sábado.

"Eu quero mostrar a todas as pessoas do mundo que querem ajudar que este país é aberto para negócios - então, por favor, venham e visitem novamente", declarou.

O príncipe se encontrará com sobreviventes do devastador terremoto do ano passado e com soldados Gurkha, que ajudaram nos esforços de resgate em sua primeira visita ao país, que comemora 200 anos de relações bilaterais entre Nepal e Reino Unido.

Harry, de 31 anos, encontrou o primeiro-ministro nepalês, K.P. Sharma Oli, depois de sua chegada, e está prevista uma reunião com a primeira mulher presidente do país, Bidhya Bhandari, durante o final de semana.

O príncipe também visitará locais atingidos pelo devastador terremoto de 7,8 de magnitude do último abril que matou quase 9.000 pessoas, com o país ainda se recuperando dos efeitos posteriores.

Membro do Exército britânico por 10 anos antes de ser reformado em junho, Harry serviu com os soldados Gurkha no Afeganistão e se reunirá com membros da brigada durante sua visita.

As forças de 2.500 membros da brigada Gurkha do Exército britânico é composta de soldados recrutados no Nepal e faz parte das forças armadas por 200 anos.

"Eu servi com os Gurkhas durante minha primeira viagem ao Afeganistão e estou ansioso para visitar as comunidades que produziram e apoiaram esses soldados extraordinários", declarou.

A viagem do príncipe também o levará ao Parque Nacional Bardia, no oeste do Nepal, famoso por seus esforços de preservação dos tigres, de acordo com um informe em seu site oficial.

Harry também planeja fazer uma caminhada nas trilhas do Himalaia, assim como passar uma noite na casa de um soldado Gurkha.

"Estou ansioso para explorar suas paisagens, celebrar sua cultura, e espero fazer muitos novos amigos ao longo do caminho", declarou o príncipe.

"Eu mal posso esperar para sair e ver tudo o que esse país tem a oferecer".

Depois do terremoto, o Nepal está ansioso para reavivar o turismo incluindo sua indústria de montanhismo, fonte de receitas para a empobrecida nação Himalaia.

"Sua visita é muito importante e mandará uma mensagem positiva do Nepal para o mundo", declarou Ram Hari Adhikari, secretário-geral da Sociedade Fraterna do Reino Unido e do Nepal.

O Nepal, um antigo reino, foi visitado pela rainha Elizabeth e pelo príncipe Philip assim como pelo príncipe Charles e pela princesa Diana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos