"Vim estende minha mão ao povo cubano", diz Obama no Facebook

Havana, 21 Mar 2016 (AFP) - "Vim a Havana estender minha mão amistosa ao povo cubano", afirmou o presidente Barack Obama nesta segunda-feiura no Facebook.

Para a maioria dos cubanos, será difícil ler a mensagem de Obama devido ao acesso muito limitado da internet.

"Estou aqui para enterrar o último vestígio da Guerra Fria na América e para construir uma nova era de entendimento que ajude a melhorar a vida dos cubanos", afirmou Obama, que chegou no domingo para a primeira visita de um presidente americano a Cuba em 88 anos.

"É uma honra ser o primeiro presidente dos Estados Unidos em quase 90 anos a visitar um país e um povo que ficam apenas a 170 km de nosso litoral", acrescenta o texto, acompanhado de váris fotos de Obama durante seu passeio com a esposa Michelle e suas filhas por Habana Vieja.

"Como muitos americanos, só conheci o isolamento que houve entre nossos governos. Nasci em 1961, quando houve a invasão da Baía dos Porcos. Um ano mais tarde, o confronto da Guerra Fria com Cuba colocou o mundo à beira da guerra nuclear", recordou.

"Com a passagem dos anos, os desencontros entre nossos governos causaram sofrimento a nossos dois povos, incluindo os cubanos-americanos, muitos dos quais passaram décadas separados de seu país de nascimento e de suas famílias", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos