Netanyahu espera que Washington siga apoiando Israel na ONU

Washington, 22 Mar 2016 (AFP) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira ante um grupo de lobby de judeus americanos que espera que os Estados Unidos continuem apoiando o Estado hebreu ante a ONU e se opôs a qualquer resolução que preveja a criação de um Estado palestino.

Em uma mensagem de vídeo transmitida de Jerusalém à convenção anual do grupo de pressão judeu-americano pró-israelense AIPAC, Netanyahu também indicou que estaria disposto a retomar as negociações diretas com os palestinos imediatamente.

"Uma resolução do Conselho de Segurança (da ONU) para pressionar Israel só endurecerá a posição dos palestinos e matará por muitos anos as chances de paz", advertiu o presidente israelense.

"Por isso espero que os Estados Unidos mantenham sua posição que carregam há muito tempo e rejeitem uma resolução deste tipo", disse.

Durante a última visita a Israel do vice-presidente americano, Joe Biden, no início de março, o jornal americano The Wall Street Journal havia informado que Washington poderia apoiar uma resolução da ONU com um apelo aos israelenses e aos palestinos para que alcançassem um compromisso.

O processo de paz israelense-palestino encontra-se totalmente bloqueado desde abril de 2014, após um fracasso das negociações auspiciadas pelos Estados Unidos e as relações entre Barack Obama e Benjamin Netanyahu se deterioraram.

Netanyahu afirmou nesta terça-feira ante 15.000 delegados da Aipac reunidos em Washington que "a paz não será feita com uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, mas através de negociações diretas entre as partes".

"Estou disposto a começar este tipo de negociações imediatamente, sem condições prévias", insistiu o primeiro-ministro israelense.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos