Haiti tem novo primeiro-ministro

Porto Príncipe, 23 Mar 2016 (AFP) - Enex Jean-Charles foi nomeado como o novo primeiro-ministro do Haiti por um decreto do presidente provisório publicado na terça-feira à noite na conta oficial no Twitter da Presidência.

Funcionário de carreira e professor de Direito Administrativo na Universidade do Estado do Haiti, Jean-Charles foi assessor de vários ex-presidentes, entre eles Michel Martelly, que concluiu o mandato em 7 de fevereiro de sem ter um sucessor eleito.

A nomeação acontece menos de 48 horas depois da rejeição do Parlamento à política geral do premier anterior, Fritz-Alphonse Jean, proposto pelo presidente provisório Jocelerme Privert.

O Haiti vive uma profunda crise política desde que o processo eleitoral foi interrompido em janeiro, após acusações da oposição, que denunciou um "golpe de Estado eleitoral" fomentado por Martelly.

Com o adiamento do segundo turno presidencial, Jocerleme Privert, então presidente do Senado, foi eleito presidente provisório do país em 14 de fevereiro pelo Parlamento.

No primeiro turno das eleições, em 25 de outubro, o candidato governista obteve 32,76% dos votos, contra 25,29% de Jude Célestin, que chamou os resultados de "farsa ridícula".

Durante o mandato limitado a 120 dias, Privert tem a missão de finalizar o processo de eleitoral para que o país retorne à ordem constitucional.

Enex Jean-Charles deve formar o governo e conseguir a aprovação, nos próximos dias, de sua política geral por parte dos deputados e senadores.

O presidente provisório espera a aprovação por parte do Parlamento para publicar oficialmente a lista de membros do Conselho Eleitoral Provisório, passo indispensável para a organização de uma nova votação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos