Conselho de Segurança da ONU saúda governo de unidade líbio

Nações Unidas, Estados Unidos, 1 Abr 2016 (AFP) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas comemorou por unanimidade, nesta sexta-feira, a instalação de um governo de unidade nacional na Líbia, do qual este órgão da ONU foi o grande promotor.

A aparição do chefe desse governo, Fayez al-Sarraj, em Trípoli, nesta sexta, "marca uma importante etapa para a estabilidade do país e para recolocar o processo político nos trilhos", afirma o comunicado divulgado pelo Conselho de Segurança nesta sexta.

Os 15 membros do Conselho também renovaram seu apelo aos Estados para que "deixem de apoiar, ou ter contatos oficiais com as instituições paralelas que pretendem ser a autoridade legítima, mas estão fora do acordo político da Líbia".

Al-Sarraj apareceu pela primeira vez em público, nesta sexta, em uma mesquita da capital, depois de desembarcar de um navio militar líbio na base naval de Trípoli. O governo de unidade nacional na Líbia conseguiu apoio das milícias da capital e de dez cidades. Agora, sua principal tarefa é tirar o país do caos.

Ele conta, porém, com a rejeição do governo - liderado por Khalifa al Ghweil - e do Parlamento não reconhecidos que se instalaram na capital e estão ligados à coalizão de milícias da Fajr Libya.

Desde a queda do regime do ditador Muammar Khadafi em 2011, a Líbia se encontra mergulhada em um caos, no qual as milícias impõem sua lei. Essa violência favoreceu a implantação do grupo Estado Islâmico na região de Sirte, ao leste de Trípoli.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos