Forças azeris e armênias travam combates na fronteira de Nagorno Karabakh

Erevan/Baku, 2 Abr 2016 (AFP) - As forças azeris e armênias travaram um intenso combate na noite de sexta-feira e o confronto prosseguia neste sábado na fronteira de Nagorno Karabakh, república situada na Transcaucásia, anunciaram Bacu e Yerevan.

Segundo os armênios, o Azerbaijão lançou na sexta-feira um ataque intenso na fronteira de Nagorno Karabakh, com tanques, artilharia e helicópteros, e as forças separatistas (de Nagorno Karabakh, apoiadas pela Armênia) abateram um helicóptero e causaram importantes perdas ao inimigo.

O Azerbaijão desmentiu imediatamente esta versão, assegurando que nenhum helicóptero foi derrubd e que suas fronteiras se limitaram a responder a um ataque armênio.

Os confrontos prosseguiam neste sábado nas regiões de Jojavend-Fizuli y Agdere-Terter-Agdam, segundo Baku.

Por sua parte, os armênios asseguraram que um menino de 12 anos foi morto por disparos da artilharia azeri em uma aldeia próxima da frnteira.

Nagorno Karabakh é uma região situada no Azerbaijão, povoada, na época da União Soviética, por uma maioria armênia.

No início dos anos 1990, os separatistas armênios, apoiados por Yerevan, assumiram o controle da zona em uma guerra que deixou cerca de 30.000 mortos.

Em 1994, um cessar-fogo pôs fim ao conflito, mas não resolveu o problema.

Apesar de as escaramuças serem frequentes na fronteira, os combates desta sexta e sábado parecem de maior envergadura que as habituais trocas de tiros.

mkh-eg-im/del/ia/pt/es/aoc/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos