Francisco recebe pela primeira vez líder dos lefebvristas

Cidade do Vaticano, 4 Abr 2016 (AFP) - O papa Francisco se reuniu pela primeira vez no Vaticano com o bispo Bernard Fellay, superior da comunidade ultraconservadora fundada pelo bispo francês Marcel Lefebvre, anunciou um porta-voz do Vaticano nesta segunda-feira.

O conteúdo do encontro de 40 minutos, que aconteceu no sábado, não foi divulgado, segundo Georg Burke, da assessoria de imprensa da Santa Sé.

"Foi um encontro cordial. Francisco queria uma reunião privada e informal, sem a formalidade de uma audiência", explicou, em um comunicado, a Fraternidade São Pio X, nome oficial do s lefebvristas, excomungados há 30 anos por João Paulo II.

"Foi decidido manter o intercâmbio", afirma a comunidade, contrária à modernização da Igreja proposta pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).

A comunidade tradicionalista rompeu com a Igreja em 1988 e os esforços de reconciliação sob o pontificado de Bento XVI não deram resultados.

Segundo o jornal italiano Il Foglio, a reunião de sábado constitui um passo importante para o reconhecimento da comunidade como "prelatura pessoal", como ocorre com a Opus Dei, outra organização conservadora fundada pelo espanhol Josémaría Escrivá de Balaguer.

bur-kv/eg/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos