Presidente Macri assegura que sua operação em 'Panama Papers' foi legal

Buenos Aires, 4 Abr 2016 (AFP) - O presidente da Argentina, Mauricio Macri, defendeu nesta segunda-feira a legalidade de uma operação para criar uma firma e que figura nos chamados "Panama Papers", uma investigação jornalística sobre manobras em paraísos fiscais.

"No que compete a mim, é uma operação legal feita por outra pessoa, constituindo uma sociedade 'offshore' para investir no Brasil", indicou o líder em declarações ao programa Voz y Voto da televisão de Córdoba (centro do país).

Nos vazamentos obtidos pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês), Macri aparece como diretor da firma Fleg Trading Ltd., que estaria registrada nas Bahamas com a participação de seu pai e seu irmão.

"O investimento não foi feito. Fui nomeado como diretor por meu pai em 1998. A sociedade deixou de operar em 2008 porque o investimento não foi feito", disse o chefe de Estado.

A oposição lhe havia pedido que esclarecesse publicamente sua situação, que figura nos "Panama Papers", como é denominado o escândalo mundial após um vazamento do escritório de advogados Mossack Fonseca, no Panamá, especializado em criar empresas em paraísos fiscais.

O caso envolve centenas de argentinos, entre eles empresários próximos ao kirchnerismo.

Macri não mencionou ao canal quem era a pessoa interessada no investimento.

"Está tudo perfeito. Não há nada estranho nessa operação. Foi declarada ante a DGI (antiga repartição de impostos) por meu pai, que o fez com recursos genuínos", indicou Macri.

O presidente afirmou que "há algo positivo e que vivemos em um mundo que avança cada vez mais para a transparência, cada vez há mais conhecimento público de informação, que antes era de difícil acesso".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos