Alemanha pode suspender controles de fronteira em 12 de maio

Viena, 5 Abr 2016 (AFP) - A Alemanha poderá suspender em 12 de maio próximo seus controles fronteiriços instaurados no ano passado para conter o fluxo de imigrantes, se o ritmo de chegadas ao país continuar se reduzindo - declarou o ministro alemão do Interior, Thomas de Maizière, nesta terça-feira.

"Não estenderemos os controles fronteiriços além de 12 de maio se os números continuarem sendo tão baixos", disse o ministro à emissora nacional austríaca, a ORF.

De Maizière falou com o canal no final de uma reunião de ministros do Interior de países germanófonos na capital austríaca.

Os controles foram instaurados em setembro passado, quando uma média de 10.000 migrantes chegava ao país todos os dias. A maioria foge da violência na Síria, no Afeganistão e no Iraque.

Para chegar à Alemanha, muitos cruzaram perigosas rotas pelo mar, entre Turquia e Grécia, e depois a pé pelos Bálcãs.

A Alemanha bateu seus recordes de acolhida no ano passado, com 1,1 milhão de imigrantes, no momento em que o continente tenta superar sua pior crise migratória desde o final da Segunda Guerra Mundial.

De Maizière garantiu que o número de solicitantes de asilo caiu drasticamente após o reforço nos controles registrados na Áustria e em outros países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos