Kerry defende acordos comerciais dos EUA das críticas internas

Los Angeles, 12 Abr 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, fez uma pausa nas negociações com as potências estrangeiras nessa terça-feira para fazer uma apaixonada defesa dos acordos comerciais que busca fechar, em meio a fortes críticas.

Kerry fez uma parada em Los Angeles, após uma turnê internacional para defender o Acordo Trans-Pacífico (TPP) e o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP).

Os acordos, que promovem o livre-comércio entre Estados Unidos e seus parceiros da região Ásia-Pacífico e com a União Europeia, receberam várias críticas em Washington.

Além do Congresso de maioria republicana acenar com o atraso na aprovação desses acordos, os quais consolidam as políticas comerciais do presidente Barack Obama, essas negociações também enfrentam rivais do próprio Partido Democrata, com posturas marcadamente protecionistas.

"Os melhores estudos externos nos dizem que o TPP pode nos levar a aumentar as receitas dos americanos para algo acima dos 130 bilhões de dólares por ano em 2030", disse Kerry.

"O outro lado é que, se o Congresso atrasar a aplicação (do acordo) até por um ano, essa decisão terá um custo de 94 bilhões de dólares para a nossa economia", acrescentou.

Kerry alertou que se os Estados Unidos não exercerem um papel de liderança na região da Ásia-Pacífico, sua grande potência rival China poderá fazer isso.

O discurso de Kerry foi feito no Pacific Council, um "think tank" dedicado a estudos de Política Internacional, no mesmo dia em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um relatório apontando que a crescente oposição ao livre-comércio nos Estados Unidos e na Europa representa uma ameaça para a economia mundial.

nr-dc/grf/ll/yow/cc/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos