Cartaz da Pepsi em Nova York se torna monumento histórico

Nova York, 13 Abr 2016 (AFP) - Um grande cartaz luminoso da Pepsi-Cola instalado nas margens do East River, em Nova York, acaba de ser classificado como um monumento histórico, depois de mais de 25 anos de discussão sobre o tema.

O cartaz vermelho de 37 metros de largura e 18 de altura pode ser visto desde a parte leste de Manhattan e desde os barcos turísticos que navegam em torno da ilha.

Foi instalado na década de 1940 para decorar o telhado de uma fábrica de engarrafamento da Pepsi, em uma área industrial ao longo do rio de Long Island City.

Sua construção se deu em 1946 com o logotipo da marca dessa época e pontos em neon integrados nas letras de aço e porcelana, junto à silhueta de uma imensa garrafa de Pepsi. Foi restaurado em 1993 após uma violenta tempestade de inverno.

As negociações para que fosse considerado um monumento histórico começaram em 1998. Tiveram fim na terça-feira com voto unânime dos membros da comissão municipal de monumentos históricos.

"Sua localização proeminente e suas frequentes aparições na cultura pop fizeram dele um dos ícones mais adorados do Queens", declarou a presidente da comissão, Meenakshi Srinivasan.

A fábrica fechou em 1999 e foi vendida e demolida em 2001, mas o cartaz foi protegido e reinstalado a alguns metros dali, em 1998, no parque Gantry Plaza.

Imagens do cartaz foram registradas em vários filmes, entre eles "Munique", de Steven Spielberg (2005) e "A Intérprete", de Sydney Pollack (2005).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos