Rússia realiza voos 'agressivos' perto de destróier americano

Washington, 13 Abr 2016 (AFP) - Aviões militares russos realizaram uma série de "voos agressivos" sobre um destróier dos Estados Unidos em águas internacionais no Mar Báltico - afirmou nesta quarta-feira um funcionário da Defesa americana.

A fonte, que não quis ser identificada, informou que houve vários episódios dessa natureza nos últimos dias, incluindo um em que um jato Su-24 russo chegou a voar a menos de dez metros sobre o "USS Donald Cook".

"É a coisa mais agressiva que vimos há um bom tempo", comentou.

"Este incidente está em contradição com as normas profissionais que se aplicam a militares que operam perto de outros em águas internacionais e no espaço aéreo internacional", reagiu o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, lamentando "os reiterados incidentes" registrados no ano passado.

As manobras começaram na segunda-feira, quando o destróier se encontrava a 70 milhas náuticas de Kaliningrado, em águas internacionais.

Dois caças russos Su-24 voaram pelo menos 20 vezes perto do "USS Donald Cook", a uma distância de menos de mil metros e a uma altitude de 30 metros.

Depois, na terça, um helicóptero antissubmarino russo Ka-27 Helix voou sete vezes ao redor do destróier, tirando fotos à medida que passava.

Pouco depois, um Su-24 voou diretamente sobre a embarcação, "tão baixo que deixou um rastro na água", afirmou a fonte.

O avião estava com as "asas limpas", o que significa que não estava visivelmente armado.

Marinheiros americanos tentaram várias vezes contatar a nave russa nas frequências internacionais, mas não obtiveram resposta.

Esse incidentes acontecem em um momento de tensão entre Moscou e Washington sobre a participação da Rússia nos conflitos do leste da Ucrânia e na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos