Sanders prevê 'surpresa' na primária de Nova York

Nova York, 14 Abr 2016 (AFP) - O pré-candidato democrata à Casa Branca Bernie Sanders disse nesta quarta-feira, em Nova York, que haverá uma "surpresa" na eleição primária deste estado, prevista para 19 de abril, na qual enfrentará a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

"Acredito que temos uma surpresa para o establishment", declarou Sanders durante um comício para 27 mil pessoas - segundo os organizadores - reunidas no parque Washington Square, no sul de Manhattan.

"Acredito quando vejo esta multidão, acredito que vamos ganhar aqui em Nova York", disse o senador por Vermont, mas oriundo do Brooklyn.

Segundo pesquisas divulgadas nesta terça-feira, Clinton tem 13 pontos de vantagem sobre Sanders em Nova York, mas esta diferença já foi muito maior.

"Acredito, sem a menor dúvida, que nossa campanha hoje está de vento em popa", assinalou o senador.

Em seu discurso, Sanders criticou duramente a ex-senadora por Nova York por suas ligações com Wall Street e seu apoio a acordos comerciais que tiraram "milhões de empregos" dos americanos.

Os dois candidatos participarão de um debate na noite desta quinta-feira, no Brooklyn, o primeiro desde 9 de março passado.

Hillary Clinton soma 1.790 delegados, contra 1.113 para Sanders. São necessários 2.383 delegados para se obter à indicação na convenção democrata para as eleições de novembro nos Estados Unidos.

Depois da Califórnia, o estado de Nova York é o que mais concede delegados à convenção democrata: 291.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos