Exército sírio combate em dois fronts perto de Aleppo

Beirute, 15 Abr 2016 (AFP) - As forças governamentais sírias lutavam nesta sexta-feira ao mesmo tempo contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) e da Frente Al-Nosra, o braço sírio da Al-Qaeda, na província setentrional de Aleppo, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Os confrontos ameaçam o frágil cessar-fogo instaurado há sete semanas impulsionado pelos Estados Unidos e pela Rússia, enquanto em Genebra são realizadas negociações auspiciadas pela ONU para chegar a um acordo que termine com uma guerra que já dura cinco anos e que já deixou mais de 270.000 mortos.

"Estão ocorrendo combates sangrentos entre o exército e as milícias pró-regime de um lado, e o EI do outro em Janaser, no leste da província e ao sul da cidade de Aleppo", indicou o OSDH.

Ao mesmo tempo, o exército e seus fiéis enfrentam a Frente Al-Nosra, aliada a grupos rebeldes nas colinas de Handarat, um setor estratégico situado vários quilômetros ao norte de Aleppo, que domina a rota de abastecimento dos rebeldes, disse o Observatório.

O exército sírio realizou vários bombardeios contra posições da Al-Nosra e de rebeldes, que responderam, por sua vez, matando seis milicianos pró-regime, segundo a mesma fonte.

Os combates deixaram nas últimas 24 horas 14 mortos nas fileiras pró-governamentais e 20, entre os combatentes da Frente Al-Nosra e os rebeldes, indicou o OSDH.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos