ONU condena lançamento de míssil da Coreia do Norte

Nações Unidas, Estados Unidos, 16 Abr 2016 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU condenou fortemente, nesta sexta-feira, o teste de lançamento de mísseis da Coreia do Norte, alegando que viola resoluções da organização.

Em uma resolução adotada por unanimidade, o órgão executivo da ONU adverte que avaliará profundamente a situação e está disposto a "tomar outras medidas significativas" contra o regime comunista asiático.

"Apesar de o lançamento do míssil balístico da RPDC ter sido um fracasso, esta tentativa constitui uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas", destaca o comunicado.

O órgão solicitou à Coreia do Norte que se abstenha de realizar novas ações que violem as resoluções que proíbem Pyongyang de desenvolver tecnologia de mísseis balísticos.

A Coreia do Norte falhou nesta sexta no lançamento de um míssil de médio alcance que pode ser um Mussudan, um fracasso após vários avanços em seu programa nuclear e balístico reivindicados pelo regime comunista.

O teste foi detectado pelas Forças Armadas americanas e sul-coreanas.

Nos últimos meses, a Coreia do Norte assumiu uma série de avanços em seus programas nuclear e balístico, proibidos pela comunidade internacional. Entre outros itens, Pyongyang garante ter conseguido miniaturizar ogivas termonucleares que podem ser colocadas dentro de um míssil balístico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos