Coreia do Norte mantém atividade 'limitada' em local de testes nucleares

Seul, 19 Abr 2016 (AFP) - Imagens recentes de satélite mostram uma atividade "limitada" no local de provas nucleares da Coreia do Norte, apesar de relatos de que Pyongyang está à beira de conduzir um quinto teste subterrâneo, informou um think-tank americano nesta terça-feira.

Mas enquanto as imagens mostram poucos indícios de que um teste é iminente, analistas do US-Korea Institute da Johns Hopkins University lembraram que a Coreia do Norte se tornou especialista em mascarar seu trabalho de preparação.

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, disse ao seu gabinete na segunda-feira que fontes de inteligência detectaram sinais de que Pyongyang está preparando um novo teste.

A Coreia do Norte está se preparando para um congresso raro e muito divulgado do partido governante no início do próximo mês, em que se espera que o líder Kim Jong-Un leve o crédito por empurrar o programa de armas nucleares do país a novas alturas.

Vários analistas sugeriram que o regime pode realizar um quinto teste nuclear pouco antes da abertura do congresso, como forma de provocação e demonstração de força.

Na sua análise, o US-Korea Institute afirmou que as imagens mais recentes de satélite do local de testes Punggye-ri mostraram "atividade muito limitada", embora áreas importantes estivessem sem neve.

"Enquanto há pouca evidência de que um teste é iminente, a possibilidade não pode ser descartada uma vez que a Coreia do Norte demonstrou a habilidade de conduzir detonações em curto prazo (...) mascarando indicadores significativos do ponto de vista do satélite".

A Coreia do Norte conduziu quatro testes nucleares. O mais recente foi no dia seis de janeiro, ao que o Conselho de Segurança da ONU respondeu com as sanções mais fortes até hoje sobre o programa de armas nucleares do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos