Correa: 'Muitos edifícios desabam por má construção'

Pedernales , Ecuador, 18 Abr 2016 (AFP) - O presidente do Equador, Rafael Correa, garantiu nesta segunda-feira que muitos edifícios desabaram no potente terremoto que sacudiu o país no sábado "por má construção" e pediu que o país tire "lições para o futuro" dessa dolorosa experiência.

"Muitos edifícios desabaram por má construção. Ninguém quer fugir das responsabilidades, mas essa responsabilidade é principalmente dos governos locais", disse durante uma visita a Pedernales, no estado de Manabí (oeste), epicentro do sismo.

"Espero que a gente tire lições para o futuro dessa dolorosíssima experiência. Depois do terremoto do Haiti, começou-se a estudar normas de construção muito mais fortes, que já em 2014 passam a ser aplicadas, mas antes disso realmente havia construções muito precárias e talvez por isso os danos sejam maiores", completou o presidente.

Correa também urgiu o país a ser "mais rigoroso com as normas de construção".

"Em um terremoto de quase oito graus na escala Richter, no Japão e nos Estados Unidos também desabariam edifícios, mas provavelmente em menor quantidade e de maneira menos catastrófica. Aqui há edifícios que foram se comprimindo, achatando, e isso ocorre por falhas estruturais", afirmou.

jm/yow/mvv

Twitter

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos