Kerry e Zarif discutem tensões sobre programa nuclear iraniano

Washington, 18 Abr 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, e o chanceler iraniano, Mohamad Javad Zarif, reúnem-se nesta terça, em Nova York, para tratar da tensa aplicação do acordo sobre o programa nuclear iraniano e da resolução do conflito sírio - informou o Departamento de Estado nesta segunda-feira.

Ainda de acordo com o porta-voz do Departamento, John Kirby, o secretário Kerry viaja esta semana para o Cairo, no Egito, e depois para Riad, na Arábia Saudita. No reino, Kerry se encontrará com o presidente Barack Obama.

Kerry e Zarif se comunicam e se encontram com frequência.

A última vez foi em Viena, em 16 de janeiro, para a aplicação do acordo de controle do programa nuclear iraniano, firmado em 14 de julho de 2015 entre as grandes potências e Teerã. Esse acordo levou, inicialmente, à suspensão das sanções internacionais contra o Irã.

Recentemente, Teerã reclamou que Washington não respeita seus compromissos.

Ambos também devem conversar sobre a guerra da Síria, no momento em que as negociações indiretas entre o governo e a oposição e o cessar-fogo, em curso em Genebra, correm o risco de fracassar.

nr/faa/tt/lr

KERRY GROUP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos