Uruguai: tempestades deixam oito mortos e 4.000 desabrigados

Rosario, Argentina, 19 Abr 2016 (AFP) - As fortes chuvas que castigam o Uruguai desde a última sexta-feira já deixaram oito mortos e 4.031 pessoas desabrigadas, informou o governo nesta segunda-feira, acrescentando que poderá emitir alerta vermelho nas próximas horas.

Na sexta-feira, um tornado arrasou a cidade de Dolores, 265 km ao oeste de Montevidéu, e deixou um rastro de quatro mortos e outros 200 feridos.

Hoje, uma quinta pessoa não resistiu aos ferimentos e faleceu, enquanto outras três foram arrastadas pelas águas em diferentes localidades do país.

Boa parte do território está sofrendo com as tempestades, que causaram inundações. O número de desabrigados não para de subir.

O Instituto Nacional de Meteorologia comunicou, nesta segunda-feira, que poderá emitir um alerta vermelho no noroeste do país, na direção sudeste, por causa de uma depressão atmosférica. A expectativa é de chuvas especialmente intensas, com abundante volume de água em poucas horas. O fenômeno pode durar até terça-feira.

No norte, as chuvas intensas podem continuar até quinta-feira, o que deve agravar a já delicada situação no país.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Serviço Nacional de Emergências (Sinae), 4.031 tiveram de deixar suas casas em 16 dos 19 departamentos (distritos) do país. O mais afetado é o departamento da Colônia, com quase 1.400 pessoas deslocadas.

Nesse distrito, onde fica a turística cidade fortificada de Colônia do Sacramento, 177 km ao oeste de Montevidéu, algumas localidades ficaram praticamente submersas nas últimas horas.

Em Rosário, o aumento do volume do rio de mesmo nome arrastou várias casas ribeirinhas e deixou um rastro de destruição por ruas e rodovias federais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos