Haiti sem previsão de eleições até fim do mandato do presidente provisório

Porto Príncipe, 20 Abr 2016 (AFP) - O presidente provisório do Haiti, Jocelerme Privert, disse nesta quarta-feira em coletiva de imprensa que o segundo turno das eleições presidenciais não poderá ser realizado antes do fim de seu mandato devido à necessária verificação dos escrutínios anteriores.

"O Conselho Eleitoral avalia que poderá publicar um calendário eleitoral entre 15 e 31 de maio", declarou Privert, insistindo na independência da instituição encarregada da organização das eleições.

O Haiti está mergulhado em uma profunda crise política, depois de ter sido suspenso um processo eleitoral em janeiro passado, por causa das acusações da oposição, que denunciou um "golpe de Estado eleitoral" atribuído ao ex-presidente Michel Martelly.

No primeiro turno das eleições presidenciais, em 25 de outubro, o candidato do governo, Jovenel Moisés, obteve 32,76% dos votos contra 25,29% para o opositor Jude Celestin, que qualificou estes resultados de "farsa ridícula".

Devido ao adiamento indefinido do segundo turno das eleições presidenciais, Michel Martelly concluiu seu mandato em 7 de fevereiro sem entregar o poder ao seu sucessor eleito.

Jocelerme Privert, que atuava como titular do Senado, foi eleito presidente interino em 14 de fevereiro para um mandato limitado a três meses.

Mas os partidários de Jovenel Moise denunciaram em várias manifestações que Privert buscava retardar a retomada do processo eleitoral.

Estas tensões no âmbito da classe política desestimulam a participação da cidadania, em uma situação em que um terço dos haitianos enfrentam dificuldades para obter alimentos básicos.

No primeiro turno das presidenciais, menos de um quarto do eleitoral votou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos