Israel confirma que autor de ataque a ônibus em Jerusalém era do Hamas

Jerusalém, 21 Abr 2016 (AFP) - A polícia israelense confirmou nesta quinta-feira que o palestino autor do ataque a bomba nesta segunda-feira contra um ônibus em Jerusalém, que deixou 20 feridos, era membro do movimento radical islâmico Hamas.

O palestino, morto na quarta-feira em decorrência de seus ferimentos, foi identificado como Abdel Hamid Abu Sorur, de 19 anos, procedente do campo de refugiados de Aida em Belém, na Cisjordânia ocupada, segundo o ministério da Saúde palestino.

Mais cedo, o movimento islamista palestino tinha apresentado o jovem como um de seus membros e durante a cerimônia por sua morte, colocou cartazes que definiam o jovem como "mártir".

Em um comunicado, o Hamas o apresentou como o "autor da explosão no ônibus 12 em Jerusalém", o qualificou como "mártir" e o descreveu como "um de seus filhos", uma expressão comumente usada para designar seus membros.

Sua morte "continuará a alimentar a rebelião", disse, em um comunicado, a facção armada do grupo, as brigadas Qassam.

A polícia israelense disse que "o terrorista que cometeu o ataque suicida" da linha de ônibus 12 em Jerusalém "tinha 19 anos e era originário de Beit Jala".

Esta é a primeira vez desde o início de uma onda de violência em Israel, Jerusalém e os territórios palestinos em 1º de outubro que as autoridades israelenses falam de um "atentado suicida", uma forma de violência utilizada durante a segunda intifada entre 2000 e 2005.

"Nas operações realizadas após o atentado pelo Shin Beth, o serviço de segurança interior, a polícia e o exército, vários suspeitos de pertencer ao Hamas foram detidos na região de Belém. São suspeitos de estar envolvidos nos preparativos de um atentado e em sua execução", acrescentou a polícia sem detalhar o número de prisões realizado.

O hospital israelense onde um palestino foi levado após ter sido ferido no atentado tinha anunciado na quarta-feira a sua morte, em decorrência de seus ferimentos, sem dar maiores detalhes.

jod/mjs/nbz/vl/me-an/mb/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos