Sobreviventes dão testemunho sobre a morte de '500 pessoas' em naufrágio

Atenas, 21 Abr 2016 (AFP) - Um etíope e um somali asseguraram nesta quinta-feira, em Ateas, que fazem parte do grupo de 41 sobreviventes de um naufrágio que, segundo cálculos do grupo, deixou cerca de 500 mortos no Mediterrâneo neste fim de semana.

Muaz Mahmoud, de 25 anos, originário de Oromia, na Etiópia, declarou ter perdido a mulher de 21 anos e seu filho de dois meses, em coletiva de imprensa celebrada em um centro de acolhida em Atenas, onde são alojados pela ONG grega Praxis.

O naufrágio ocorreu no fim de semana passado em frente à costa italiana.

"Embarcamos em um barco de 15 metros de Tobruk (leste da Líbia) com 200 outras pessoas de diversas nacionalidades, especialmente somalis, sudaneses, eritreus e etíopes, com destino à Itália", afirmou.

"Depois de 15 horas de viagem, os traficantes nos disseram que seríamos transferidos a um barco de 30 metros, onde já havia 300 pessoas", disse o jovem, comovido e em um inglês básico, mas com detalhes coerentes.

Durante a transferência, afirmou, "o barco grande afundou e todo mundo morreu, meu filho e minha mulher (...), nós nadamos na direção do barco pequeno, 41 entre nós pudemos ser salvos".

Segundo seu testemunho, os traficantes do "barco de 15 metros os abandonaram atirando-lhes um telefone celular que usaram para chamar a polícia italiana".

A polícia se comunicou com o primeiro barco, que navegava na região, mas não parou. "E depois de alguns minutos, outro barco parou e fomos recolhidos", informou do sobrevivente.

O barco, "Eastern Confidence", de bandeira filipina, transferiu os náufragos sãos e salvos a Kalamata, no sul do Peloponeso, na Grécia.

Ali foram socorridos pela polícia e a prefeitura, antes de serem entregues ao Alto Comissariado para os Refugiados (Acnur) da ONU à ONG Praxis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos