Obama destaca 'atitude valente' de Merkel na crise migratória

Berlim, 23 Abr 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a "atitude valente" da chanceler Angela Merkel e dos alemães na atual crise migratória, em entrevista que será publicada neste sábado no jornal Bild.

"Entendo que a atitude da chanceler Merkel e de muitos alemães tem sido valente em relação à crise dos refugiados", declarou o presidente, acrescentando que ela demonstrou "uma verdadeira liderança moral e política".

Em 2015, a Alemanha acolheu mais de um milhão de imigrantes, incluindo muitos sírios, afegãos e iraquianos refugiados de guerra. Esta política provocou elogios mas também críticas à Merkel.

"A Alemanha não deve carregar só ou com apenas alguns países todo o peso" da crise dos imigrantes, avaliou Obama.

Segundo o presidente, "o recente acordo entre União Europeia e Turquia é um passo para uma divisão mais justa desta responsabilidade".

Obama avaliou que graças ao "compromisso" de Merkel, a Alemanha ocupa agora um maior espaço no cenário internacional.

Merkel é uma "guardiã de Europa" que age de forma "pragmática e concentrada no que é realmente possível se fazer". "Quando diz algo é pensado. Quando diz que vai fazer algo, executa de fato. Confio nela e tenho orgulho de ser seu amigo", concluiu Obama.

Atualmente em Londres, Obama viajará para a Alemanha neste final de semana para visitar no domingo o Salão da Indústria de Hanover e participar, na segunda-feira, de uma "reunião informal sobre os grandes assuntos internacionais" com Merkel, o presidente francês, François Hollande, e os chefes de governo britânico, David Cameron, e italiano, Matteo Renzi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos