Obama visitará Hiroshima depois da cúpula de G7

Tóquio, 22 Abr 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará a cidade de Hiroshima depois da cúpula do G7 no Japão, em maio, informou o jornal financeiro Nikkei esta sexta-feira.

Será a primeira visita ao local de um presidente americano no cargo.

"Washington organizará com o Japão sua visita em 27 de maio, finda a cúpula dos líderes do G7", afirma jornal, citando membros do governo americano não identificados.

Uma visita de Obama terá enorme importância simbólica e acontecerá depois da realizada pelo secretário de Estado John Kerry na semana passada, quando visitou o monumento e o museu dedicados às vítimas do bombardeio nuclear à cidade em 1945.

A porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, no entanto, negou que Japão e Estados Unidos estejam preparando essa visita, embora tenha destacado que é "muito importante que os líderes mundiais conheçam o lugar".

Cerca de 140.000 pessoas morreram diretamente no bombardeio de Hiroshima ou posteriormente por causa da radiação. Três dias depois, os Estados Unidos lançaram outra bomba atômica em Nagasaki, matando 74.000 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos