Sofia é o rosto virtual de centenas de crianças vítmas da guerra

Estocolmo, 22 Abr 2016 (AFP) - Criadores de efeitos especiais dos filmes Avatar e O Planeta dos Macacos deram vida a uma menina em 3D chamada Sofia, que é a fusão de apenas um de centenas de crianças vítimas das guerras.

Os estúdios PixelGrinder criaram Sofria a partir de 500 fotos de crianças tiradas no Sudão do Sul, Burundi, Ucrânia, Iêmen e outros países em conflito.

Com este projeto, a Unicef quis "dar um rosto a todas as crianças invisíveis", declarou Andreas Ericsson, porta-voz da organização das Nações Unidas na Suécia. "Queríamos também dar voz a esta emergência silenciosa", acrescentou.

Em um vídeo apresentado esta semana em Estocolmo, Sofia (o nome feminino mais usado no mundo, segunda a Unicef e que significa sabedoria) testemunha a violência e o exílio a que são submetidas 250 milhões de crianças em todo o mundo.

"Meu nome é Sofia, tenho 10 anos, tive de fugir quando homens armados entraram em nossa casa. Meu nome é Sofia, tenho 7 anos, estou em um barco, faz frio, e água chega até meus joelhos. Meu nome é Sofia, tenho 5 anos, e queria voltar para a escola", afirma a menina virtual, que encarna todos os órfãos e crianças que tiveram sua vida interrompida pela guerra.

je-gab/hh/ros/jvb/eg/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos