Isenção de visto é tema "vital" para a Turquia, diz primeiro-ministro

Gaziantep, Turquia, 23 Abr 2016 (AFP) - A isenção de visto de entrada para os turcos na União Europeia, como parte do acordo migratório entre Ancara e Bruxelas, é um tema "vital" para a Turquia, disse neste sábado o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu.

"O tema da isenção de visto é vital para a Turquia", disse o primeiro-ministro em coletiva de imprensa com a chanceler Angela Merkel em uma cidade do sul do país após uma visita a um campo de refugiados sírios nessa região.

Na visita também participaram o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans.

O primeiro-ministro Davutoglu declarou estar "confiante" de que a UE fará o necessário neste assunto, que faz parte de "uma promessa do governo a seu povo".

Tusk disse que a Turquia "é o melhor exemplo para o mundo" sobre como tratar os refugiados.

A visita acontece três semanas depois da entrada em vigor do controverso acordo entre Bruxelas e Ancara, que pretende dissuadir as viagens clandestinas de migrantes e refugiados pelo mar em direção à Europa, que enfrenta a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.

Em troca, os europeus aprovaram uma ajuda financeira de até 6 bilhões de euros à Turquia, e aceitaram retomar as negociações sobre a adesão do país na UE e sobre a isenção de visto para a entrada dos turcos no bloco.

Davutoglu advertiu na segunda-feira que país não é obrigado a respeitar o acordo migratório caso os europeus não cumpram a isenção de vistos.

O executivo europeu informou que apresentará um relatório sobre o tema no dia 4 de maio.

gkg-ba/an/mb/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos