Opositores do TTIP protestam em Hanover antes da chegada de Obama

Hanover, Alemanha, 23 Abr 2016 (AFP) - Milhares de opositores ao projeto de Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio de Investimento (TTIP) protestavam na cidade alemã de Hanover neste sábado, véspera da chegada do presidente americano Barack Obama, defensor do tratado.

A manifestação começou no fim da manhã com 16.000 pessoas reunidas nas imediações da Praça da Ópera, centro da cidade, de acordo com uma estimativa preliminar da polícia.

A visita de Obama, que deve inaugurar no domingo a feira industrial de Hanover ao lado da chanceler Angela Merkl, deve dar um novo impulso às negociações sobre o maior acordo comercial do tipo em todo o mundo, em um momento de dificuldades.

De acordo com declarações de Obama ao jornal alemão Bild, este acordo de livre comércio "é um dos melhores caminhos para promover o crescimento e criar empregos", tanto nos Estados Unidos como na União Europeia.

Os manifestantes exibiam cartazes contra o TTIP, também chamado de Tafta, que está sendo negociado por União Europeia e Estados Unidos.

"Não protestamos contra Obama, e sim contra o TTIP", afirmou um dos organizadores da marcha, Christoph Bautz, da ONG Campact.

Na Alemanha, os opositores aos acordos de livre comércio estão mobilizados: entre 150.000 e 250.000 pessoas, dependendo da fonte, protestaram em Berlim em outubro do ano passado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos