Topo

Papa afirma aos adolescentes que a felicidade não é um 'app'

24/04/2016 10h20

Cidade do Vaticano, 24 Abr 2016 (AFP) - A felicidade não é um aplicativo que pode ser baixado no celular, afirmou o papa Francisco neste domingo a milhares de adolescentes em uma missa que encerrou um fim de semana dedicado à juventude.

"Vossa felicidade não tem preço. Não pode ser comprada ou vendida: não é um aplicativo que você baixa no telefone celular. Mesmo a versão mais recente não pode ajudá-los a crescer e ser livres no amor", disse em uma homilia que recebeu muitos aplausos na Praça de São Pedro lotada.

Diante de 70.000 adolescentes que viajaram a Roma para um fim de semana de ventos pelo Jubileu dedicado ao tema da misericórdia, Francisco também falou sobre relações pessoais.

"Qualquer coisa, quando se exprime em demasia, se desgasta, provoca fadiga; depois você fica decepcionado com um vazio dentro. Se escuta a voz do Senhor, o revelará o segredo da ternura: interessar-se por outra pessoa, quer dizer respeitá-la, protegê-la, esperá-la. E esta é a manifestação da ternura e do amor".

"Muitos dirão que ser livre significa fazer o que se deseja. Mas nisto é necessário saber dizer não. Se não sabe dizer não, você não é livre", insistiu.

No sábado, o pontífice de 79 anos ouviu a confissão de 16 adolescentes. Uma das escolhidas explicou que tremeu antes de se aproximar da cadeira do papa.

"Mas assim que sentei, eu sentir que estava ao lado de uma pessoa normal, não papa. Francisco realmente é um de nós", disse Anna Taibi, de 15 anos, ao jornal La Reppublica.

Mais tarde, durante um show de rock no Estádio Olímpico de Roma, uma mensagem de vídeo do papa foi divulgada, na qual o pontífice mencionou a importância dos smartphones para os adolescentes.

Com um iPhone na mão, disse ao público que viver sem Jesus era como não ter cobertura.

"Sempre tenham certeza de ir onde existe uma rede: família, paróquia, escola", afirmou.