Cardeal francês reconhece 'erros' sobre padres pedófilos

Lyon, 25 Abr 2016 (AFP) - O cardeal Barbarin, arcebispo de Lyon confrontado a um escândalo de pedofilia e agressões sexuais em sua diocese, reconheceu nesta segunda-feira "erros na gestão e nomeação de alguns padres", segundo um comunicado.

Esta declaração foi feita após uma reunião do clero de Lyon, com a participação de vinte padres.

Uma vítima do padre Bernard Preynat, que foi acusado no fim de janeiro após reconhecer ser culpado de várias agressões sexuais cometidas entre 1986 e 1991 contra escoteiros, testemunhou nessa reunião.

Figura influente da Igreja Católica na França, o cardeal Barbarin, de 65 anos, é alvo de uma investigação judicial por não denunciar agressões sexuais.

Barbarin afirmou em meados de março que nunca acobertou nenhum ato de pedofilia e que quando soube dos incidentes os casos já haviam prescrito.

Cinco outros casos de agressão sexual ou pedofilia ligados a diocese de Lyon surgiram desde então. E outros casos foram relatados na Guiana e em Loiret (centro).

"O cardeal reconheceu que a diocese tinha cometido erros na gestão e nomeação de alguns sacerdotes", ressalta o comunicado publicado nesta segunda-feira.

"Verificou-se que falhamos na nossa obrigação de investigar, de procurar a verdade", disse em uma coletiva de imprensa o arcebispo Yves Baumgarten, vigário geral da diocese.

A Igreja francesa anunciou recentemente várias medidas para combater a pedofilia e se comprometeu a esclarecer completamente todos os casos de agressão, inclusive os antigos, após as polêmicas geradas pela gestão das denúncias pela hierarquia eclesiástica.

Neste contexto, anunciou a criação de uma célula de atenção e de uma comissão nacional independente, presidida por um leigo.

dfa-phi/ppy/mw/ib/mr/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos