Topo

Encontrada caixa-preta do navio americano naufragado 'El Faro'

26/04/2016 20h06

Miami, 26 Abr 2016 (AFP) - A caixa-preta do navio de carga americano "El Faro", que naufragou em outubro passado em meio a um furacão nas Bahamas, foi localizada na manhã desta terça-feira - informou o NTSB, a agência americana de segurança dos Transportes.

O gravador de dados (VDR) foi localizado a cerca de 4.500 metros de profundidade e 65 km ao nordeste das ilhas Acklins e Crooked, nas Bahamas.

"O próximo passo da investigação é determinar como se pode recuperar o VDR", acrescentou a agência em um comunicado.

De 41 anos e 225 metros de comprimento, "El Faro" transportava 33 pessoas, americanos em sua maioria, além de cinco poloneses. Todos desapareceram.

Em novembro, o NTBS havia encontrado alguns restos da embarcação a mais de 4.500 metros de profundidade e, em fevereiro, o escritório anunciou o envio de novas equipes para tentar localizar a caixa-preta.

"Encontrar um objeto do tamanho de uma bola de basquete quase a 5 quilômetros da superfície do oceano é um êxito notável", declarou o diretor do NTSB, Christopher A. Hart, nesta terça-feira, citado no comunicado.

O navio transportava centenas de contêineres e automóveis de Jacksonville, na Flórida, para San Juan, em Porto Rico, quando enviou sua última mensagem, em 1º de outubro, até ser atingido pelo furacão Joaquín. O fenômeno atingiu categoria 4 em uma escala que vai até 5, com ventos de mais de 225 km/h, e causando ondas de 15 metros.