Trump vence cinco primárias; Hillary ganha em Maryland e Delaware

Washington, 27 Abr 2016 (AFP) - O pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump venceu nesta terça-feira as primárias do partido Republicano nos estados da Pensilvânia, Maryland, Connecticut, Rhode Island e Delaware, enquanto a aspirante democrata Hillary Clinton ganhou em Maryland e em Delaware - segundo projeções de emissoras de televisão.

Trump e Hillary Clinton são os francos favoritos para conseguir a indicação de seus partidos à eleição presidencial de novembro.

A expectativa é que ambos vençam as cinco primárias disputadas hoje. A vitória deixará Trump e Hillary claramente mais perto do número suficiente de delegados para garantir sua indicação.

Entre os republicanos, o senador Ted Cruz e o governador de Ohio, John Kasich, anunciaram uma "aliança" para impedir que Trump consiga o número mínimo de delegados. O objetivo é forçar uma convenção "aberta". Nessa situação, é necessário buscar uma solução negociada em torno de um nome de apoio majoritário.

No lado democrata, a vantagem da ex-secretária de Estado aumenta as pressões no partido para que o senador Bernie Sanders jogue a toalha. A decisão liberaria Hillary para se dedicar à segunda e decisiva fase da corrida pela Casa Branca.

Sanders já antecipou que não pretende interromper sua campanha pelo menos até as primárias de Califórnia, previstas para 7 de junho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos