Equipe chilena vence corrida de veículos solares no Atacama

Iquique, Chile, 28 Abr 2016 (AFP) - A equipe chilena Ka Anü Newen conquistou o primeiro lugar na quarta edição da "Corrida Solar Atacama", uma competição única na América Latina que busca divulgar os benefícios do uso das energias renováveis, anunciaram nesta quarta-feira os organizadores.

Sobre o deserto mais árido do mundo, 17 equipes de pilotos chilenos, bolivianos, colombianos e italianos iniciaram a travessia na quinta-feira passada, no extremo norte da rota.

Formados por painéis sobre rodas e uma cabine para o piloto, os veículos que cruzam o extenso território chileno atingem velocidades superiores a 150 km/h.

A Ka Anü Newen completou 1.736 km dos 2.300 km do trajeto inicial proposto pelos organizadores.

Na disputa, vence o competidor que percorra mais quilômetros na categoria Evolução, composta por automóveis movidos exclusivamente por energia solar.

Os italianos da equipe Onda Solare ficaram em segundo lugar, com 1.674 km, e a equipe Esus do Chile completou o pódio com 808 km percorridos.

Na categoria Híbrido, para veículos que misturam energia solar com tração a pedais, a equipe ganhadora foi a Bolívia, com 711 km percorridos.

A competição começou no dia 21 de abril em Iquique (a cerca de 1.800 km de Santiago), e terminou na terça-feira em Collahuasi, extremo norte do Chile. Os resultados finais só foram divulgados nesta quarta-feira.

Além do troféu, a corrida procura conscientizar sobre as vantagens da energia solar no transporte, que minimiza os danos ao meio ambiente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos