Topo

Atletas sul-coreanos terão repelente na roupa contra o vírus da zika

28/04/2016 05h56

Seul, 28 Abr 2016 (AFP) - Os atletas sul-coreanos que disputarão os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016 utilizarão roupas de treinamento de mangas compridas impregnadas com repelentes, como forma de proteção contra o vírus da zika, anunciou o Comitê Olímpico do país.

O Brasil, epicentro da epidemia mundial de zika com 1,5 milhão de casos, recebe os Jogos Olímpicos de 5 a 21 de agosto.

O comitê sul-coreano indicou que as vestimentas dos atletas durante os treinos, assim como as das cerimônia de abertura e encerramento, devem cobrir grande parte do corpo. Além disso, estarão impregnadas de repelente.

"Vamos distribuir spray repelente a nossos atletas e vamos vaciná-los contra outras doenças que podem ser transmitidas pelos mosquitos", disse um porta-voz.

Durante as competições, no entanto, os atletas utilizarão o equipamento normal por conta das regras estritas dos Jogos Olímpicos.

A delegação sul-coreana projeta a conquista de 10 medalhas de ouro no Rio e espera ficar entre os 10 primeiros lugares do quadro de medalhas.

O vírus da Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e a maioria dos casos provoca uma infecção benigna. Mas se a infecção acontecer durante a gravidez, pode provocar microcefalia.

Também está relacionado com problemas neurológicos como a síndrome Guillain-Barré, que provoca paralisia a até a morte do paciente.