Três pessoas são acusadas na Inglaterra por ligação com terrorismo

Londres, 28 Abr 2016 (AFP) - Dois homens e uma mulher de Birmingham (centro da Inglaterra) foram acusados, nesta quinta-feira, por "infrações ligadas ao terrorismo" e serão julgados nesta sexta no tribunal de Westminster, em Londres.

Mohammed Ali Ahmed e Zakaria Boufassil, ambos de 26, e Soumaya Boufassil, de 29, foram detidos em 15 de abril com outras duas pessoas.

"Essa ação faz parte de uma ampla investigação realizada pela unidade de contraterrorismo da Polícia das West Midlands, em colaboração com o conjunto da rede contraterrorista, com o MI5, com os parceiros internacionais, entre eles autoridades belgas e francesas, para enfrentar qualquer ameaça ligada ao Reino Unido, após os atentados na Europa", declarou o chefe adjunto da Polícia das West Midlands, Marcus Beale, na época da detenção.

Ali Ahmed e Soumaya são acusados de terem se preparado para agir, entre 1º de janeiro de 2015 e 8 de abril de 2016, "com a intenção de cometer atos de terrorismo, ou de ajudar terceiros a cometê-los", declarou a Polícia, em nota divulgada nesta quinta.

Eles são acusados, principalmente, de terem "reunido o dinheiro", completou o comunicado.

Já Zakaria Boufassil é acusado de "ter feito um acordo em 7 de julho de 2015, ou antes", com Mohammed Ali Ahmed, após o qual "dinheiro e outros bens" foram postos à disposição de uma terceira pessoa, segundo a mesma fonte.

Ambos "sabiam, ou tinham razões para suspeitar, de que isso seria usado para fins de terrorismo", acrescentou a Polícia.

Além desses três acusados, Fazal Sajjad Younis Khan, de 40, foi indiciado por posse de uma bomba de lacrimogêneo não autorizada. Foi solto sob fiança e deverá comparecer ao tribunal de Birmingham, em 13 de maio. Um outro homem, de 59, também foi solto sob fiança, "sob condições rígidas", enquanto a investigação continua, afirmou a Polícia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos