Oração da sexta-feira é suspensa na cidade síria de Aleppo por bombardeios

Alepo, Síria, 29 Abr 2016 (AFP) - A oração desta sexta-feira será suspensa pela primeira vez nos bairros rebeldes de Aleppo depois dos violentos bombardeios registrados nesses setores da segunda maior cidade síria.

"Por causa da sangrenta campanha dirigida pelos inimigos da Humanidade e da religião em Aleppo, e por causa do risco que implica fieis reunidos ao mesmo tempo em um local, o majlis sharii [conselho religioso] recomenda, pela primeira vez, que as mesquitas suspendam a oração de sexta-feira", afirma a autoridade religiosa em um comunicado.

A oração de sexta-feira, a mais importante da semana para o Islã, deve ser realizada em uma mesquita e reúne, no geral, um grande número de fiéis. O majlis sharii é uma instância religiosa que afirma ser independente e se formou nos bairros rebeldes dpois que a cidade entrou em guerra.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), 202 pessoas, incluindo 34 crianças, morreram desde 22 de abril em Aleppo, onde não se respeita a trégua decretada desde o final de fevereiro pelo regime e os rebeldes.

Aleppo esá dividida em uma zona oeste, controlada pelo regime, e uma zona leste, dominada pelos rebeldes.

Mais de 270.000 pessoas morreram desde que explodiu a guerra na Síria há cinco anos e metade da população se viu obrigada a fugir.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos