Cessar-fogo na Síria é prioridade máxima, diz Kerry

Washington, 1 Mai 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, pede o retorno a um cessar-fogo nacional na Síria, considerado por ele uma prioridade máxima - informou seu porta-voz neste sábado.

Kerry deu essas declarações antes de seguir para a Suíça, onde participará de reuniões de urgência relacionadas com o conflito na Síria, afirmou o Departamento de Estado em um comunicado.

"O secretário deixou claro que pôr fim à violência em Aleppo e voltar a um cessar-fogo durável e nacional é prioridade máxima", disse o porta-voz John Kirby, ao relatar as conversas por telefone sexta e sábado entre Kerry, o enviado da ONU à Síria, Staffan de Mistura, e o coordenador geral do principal movimento de oposição nesse país, o Comitê de Altas Negociações.

"O secretário de Estado expressou sua profunda preocupação com a deterioração da situação em Aleppo, onde (...) o governo (do presidente Bashar al-Assad) continua escalando o conflito, tomando como alvo principal civis inocentes e grupos (favoráveis) ao fim das hostilidades - não a Nosra, como o governo proclama falsamente", acrescentou Kirby no comunicado.

"Tais ataques são uma violação direta do cessar (das hostilidades) e devem terminar imediatamente", insistiu.

No domingo e na segunda-feira, Kerry terá reuniões com De Mistura e com seus colegas saudita, Adel al-Jubeir, e jordaniano, Nasser Judeh. Nelas, "fortalecerá os esforços atuais para apoiar o cessar das hostilidades em todo o território sírio para que os organismos humanitários tenham um acesso completo condizente com o compromisso do governo sírio", completou Kirby.

Nesse momento, o cessar-fogo promovido por Estados Unidos e Rússia se encontra gravemente ameaçado pelos ataques aéreos das forças do governo sírio contra Aleppo (norte).

Uma nova rodada de discussões sobre a paz na Síria promovida pela ONU deve começar em 10 de maio em Genebra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos