Topo

Tempestade e desabamento de prédio deixam 17 mortos no Quênia

30/04/2016 13h21

Nairóbi, 30 Abr 2016 (AFP) - Uma tempestade que atingiu Nairóbi, capital do Quênia, deixou 17 mortos, 10 deles na queda de um prédio de seis andares, informaram neste sábado fontes oficiais.

"Dez corpos foram resgatados" após a queda do prédio, na noite desta sexta-feira, e 80 feridos foram atendidos em hospitais, declarou o ministro do Interior, Joseph Kkaissery. No total, mais de 120 pessoas foram internadas desde ontem.

Dezenas de sobreviventes foram retirados dos escombros na madrugada de hoje. Um deles, após mais de 10 horas.

A porta-voz da Cruz Vermelha, Arnolda Shiundu, disse que o drama aconteceu quando um prédio de seis andares veio abaixo, por volta das 21h30 de ontem, no bairro de Huruma, atingido pelo temporal.

A forte chuva causou inundações e deslizamentos em vários pontos de Nairóbi. Segundo Arnolda, 150 residências foram afetadas pela queda do prédio.

"O edifício desabou devido à forte chuva, mas resta determinar se foram seguidas todas as normas durante a sua construção", há dois anos, advertiu o vice-governador de Nairóbi, Jonathan Mueke, que anunciou uma investigação sobre o ocorrido.

Segundo a imprensa local, o prédio fica perto de um rio. Dois edifícios nas imediações foram declarados de risco hoje, e seus moradores foram removidos.

As inundações também mataram outras sete pessoas, duas das quais se afogaram quando seu veículo foi arrastado pela água na zona industrial da capital, e outras quatro na queda do muro de uma propriedade, informou o chefe da polícia Japheth Koome.

Vários prédios desabaram nos últimos anos em Nairóbi e outras cidades do Quênia, em pleno boom imobiliário. A qualidade dos materiais e a velocidade das obras costumam ser criticadas.

O desenvolvimento da classe média do país provocou uma explosão da demanda por residências, o que fez os preços dispararem.

ndy-mom-pjm/dom/erl-lmm/age/lb